Estimativa de parâmetros genéticos e ganho de seleção associados a variabilidade genética no melhoramento de Coffea canephora pela estratégia de seleção recorrente

Nome: MARCONE COMERIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO ANTONIO TOMAZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO FELIPE DE BRITES SENRA Examinador Externo
LEANDRO PIN DALVI Examinador Interno
MARCELO ANTONIO TOMAZ Orientador
MARIA AMÉLIA GAVA FERRÃO Coorientador
MOISÉS ZUCOLOTO Suplente Interno

Páginas

Resumo: O programa de melhoramento genético de café conilon do Incaper está fundamentado em diferentes estratégias e linhas de pesquisa. Uma estratégia utilizada é a seleção recorrente para o melhoramento de populações e obtenção de progênies recombinadas, tendo como meta o aumento gradativo da frequência de alelos desejáveis, por meio de repetidos ciclos de seleção, sem reduzir significativamente a variabilidade genética. Este trabalho objetiva avaliar a performance agronômica, divergência genética e ganhos de seleção de um conjunto de progênies híbridas oriundas do primeiro ciclo de seleção recorrente de uma população de maturação tardia (PMT 01). O processo iniciou pela formação das populações base, obtidas pela recombinação de genótipos superiores em campo isolado. A população de maturação tardia de ciclo 1 (PMT-1), com cerca de 1300 plantas, composta de 11 famílias de meios irmãos, avaliada por seis colheitas. Com base nos dados conjuntos foram selecionadas as 56 progênies híbridas superiores, clonadas e levadas a campo para avaliação em ensaio de competição no ano de 2017, no delineamento de blocos casualizados com três repetições e cinco plantas por parcela, nas Fazenda Experimentais de Marilândia e Sooretama. Foram avaliados em cada local diferentes características agronômicas (anos de 2019 e 2020). Com os dados de duas safras serão realizadas análises de performance agronômica, variabilidade, divergência genética e ganhos de seleção. As analises estatísticas serão realizadas com bases em procedimentos univariado e multivariados, utilizando os conhecimentos obtidos no curso para as estimativas dos parâmetros genéticos e seleção.
Espera-se que haja expressão da variabilidade entre os genótipos para as características estudadas. Também, acredita-se que o comportamento desses materiais possa ser modificado nos diferentes ambientes do estudo.

Palavras-chave: Coffea canephora, Conilon, parâmetros genéticos, variabilidade genética, ganhos de seleção.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000