Caracterização fenotípica e molecular de genótipos de gergelim (Sesamum indicum L.)

Resumo: A produção de gergelim encontra-se em franca expansão global, devido a uma demanda crescente dos últimos anos. Os aumentos mundiais registrados de importação da commodity entre 2016 e 2020 foram de 18% para volume, e 19% para o valor pago pelo produto. No Brasil, um aumento de 230% na área de cultivo foi registrado da safra 2018/2019 para a safra 2019/2020, atingindo 175 mil hectares plantados em apenas um ano.
A cultura vem se destacando como potencial em áreas marginais onde não se tem janela de cultivo para safrinha e permite aos agricultores terem uma fonte extra de renda. Além do benefício financeiro, o gergelim contribui para melhorar a estrutura do solo, pois proporciona maior ciclagem de nutrientes e seve como forma de combater nematoides entre eles: Meloydogine incognita, Meloydogine javanica, Pratylenchus brachyurus e Rotylenchus reniformes.
Contudo, um grande problema enfrentado pelos produtores são as perdas na colheita, pois a maior parte das variedades comerciais hoje registradas no RNC são deiscentes, não apresentam aderência placentária e apresentam crescimento indeterminado. Visando sanar esse problema, a Sebra iniciou um programa de melhoramento para desenvolvimento de variedades mais adaptadas à colheita mecanizada.
O estabelecimento e sucesso de qualquer programa de melhoramento está relacionado a presença e uso eficiente da variabilidade genética disponível. Investigar a estrutura e a diversidade genética, para identificar características que contribuem para a diversidade genética total, e caracterizar o nível de similaridade entre os acessos do banco de germoplasma é essencial. Neste sentido, um dos primeiros passos no estabelecimento de um programa de melhoramento é a caracterização da diversidade e estrutura genética disponível, de forma a direcionar cruzamentos, e ajudar o melhorista na tomada de decisão e escolha de métodos de melhoramento mais efetivos. Além dessas informações iniciais, ao longo do programa os acessos gerados via hibridação e indução de mutação devem ser caracterizados via marcadores moleculares, para que possam ser tomadas decisões se os acessos seguem ou são descartados do programa. Para isso, marcadores moleculares devem ser desenvolvidos, validados e posteriormente utilizados na caracterização.
Sendo de suma importância essa caracterização a Sebra busca parceiros que possam realizar essa atividade que irá auxiliar o programa de melhoramento da empresa. Essa parceria possibilitará que alunos de graduação e pós-graduação estejam inseridos em projetos de pesquisas aplicadas e que permitirá o conhecimento de técnicas laboratoriais e de campo que contribuirão para a formação dos mesmos com conhecimento técnico-científico necessários para se tornarem profissionais capacitados.

Data de início: 01/08/2023
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador TAÍS CRISTINA BASTOS SOARES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000